Cultura aprova inclusão do Barão de Mauá no rol de heróis da pátria
02/06/2015 - 17:03

A Comissão de Cultura aprovou homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, que poderá ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. A distinção a Mauá está prevista no Projeto de Lei 405/15, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).
Mauá investiu na industrialização do Brasil durante o Império, com a construção de estaleiros e o estabelecimento de uma indústria naval no País.
Também contribuiu com outros setores de infraestrutura, como a construção da Estrada de Ferro Mauá e a fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro.
Deputado federal
Nascido em Arroio Grande, Rio Grande do Sul, em 1831, Mauá foi deputado federal, político, diplomata e empresário. Morreu em 1889, quando já ostentava o título de Visconde de Mauá.
Para o relator, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), a trajetória de Mauá em prol do desenvolvimento brasileiro justifica a sua inclusão no livro dos heróis. “Pela relevância no cenário brasileiro, pela excepcional dedicação ao País e à disseminação da cultura, somos a favor do projeto”, disse.
O Livro dos Heróis da Pátria também é conhecido como “Livro de Aço”, referência ao material em que é confeccionado. Ele está exposto no Panteão da Pátria, em Brasília, e homenageia brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria. Entre os nomes já inscritos no livro estão o de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda precisa ser analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo