Projeto pretende assegurar mais tempo de travessia para idosos em semáforos
23/10/2014 - 10:29

Pessoas com dificuldade de locomoção e idosos poderão dispor de mais tempo para atravessar ruas e avenidas movimentadas e com alto índice de atropelamentos.
A ideia prevista no Projeto de Lei 7963/14, da deputada Iracema Portella (PP-PI), é facultar à autoridade de trânsito a instalação de temporizadores eletrônicos que aumentem o tempo entre o fechamento e a abertura do sinal, para facilitar travessias em vias públicas.
Segundo a autora, o tempo entre o fechamento e a abertura dos semáforos vem sendo ajustado para intervalos cada vez mais curtos, visando evitar congestionamentos, o que tem tornado mais vulneráveis idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.
“Pensando nisso, a proposta visa adequar o tempo dos semáforos, por exemplo, perto de hospitais, bancos e vias de grande circulação de veículos e pessoas”, justifica a autora.
Pelo texto, os ajustes no intervalo de tempo entre o sinal vermelho e o verde, em cada local, ficariam a critério da entidade de trânsito.
Tramitação
A proposta está sendo examinada juntamente com o Projeto de Lei 7661/14, do deputado Major Fábio (Pros-PB), que obriga a instalação de cronômetros nos semáforos localizados nas proximidades de instituições de ensino. Os textos passarão pela análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger