Para gerente da ABDI, rotulagem de produtos nanotecnológicos confunde o consumidor
20/11/2013 - 10:51
A gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cleila Guimarães Pimenta, criticou há pouco a proposta que prevê rotulagem obrigatória dos produtos oriundos de nanotecnologia (PL 5133/13).
Nano é uma unidade de medida que corresponde à divisão de um metro por um bilhão, ou 100 mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Uma série de produtos vêm sendo elaborados a partir da manipulação de elementos nessas dimensões, o que permite avanços em remédios, produtos domésticos, baterias, tecidos, cosméticos, entre outros.
A gerente da ABDI argumentou que os rótulos não necessariamente deverão esclarecer os consumidores sobre o uso da nanotecnologia. “Um símbolo de nanopartículas quer dizer o que para o consumidor? Um risco, um benefício? A tendência é confundi-lo ainda mais”, ponderou.
De acordo com Cleila, a rotulagem não é exigida pela Food and Drug Administration (FDA), o órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos. Na Europa, segundo ela, alguns países obrigam os produtores a informar a origem de nanotecnologia, enquanto outros não regulamentaram ainda o assunto.
A declaração foi feita durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico sobre o tema, que terminou há pouco.
Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Natalia Doederlein