Agropecuária

Câmara rejeita título de capital nacional da juta para município do Amazonas

Relator na Comissão de Cultura apontou que a produção da planta têxtil é volátil.

12/09/2013 - 14:01  

Arquivo/Brizza Cavalcante
Jean Wyllys
Jean Wyllys: o plantio de juta não é tradição em Itacoatiara.

A Comissão de Cultura rejeitou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei 4780/12, que confere o título de capital nacional da juta ao município de Itacoatiara, no Amazonas. Como essa era a única comissão de análise de mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso aprovado para que seja analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), defendeu a rejeição da proposta apresentada pelo deputado Carlos Souza (PSD-AM). Segundo Wyllys, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2011, Itacoatiara foi o maior produtor brasileiro de juta, uma planta têxtil, mas que a informação não é suficiente para conceder o título à cidade.

“Diante da ausência de perenidade na produção de juta e da alta volatilidade da mesma, seria temerário conceder ao município de Itacoatiara o título de capital nacional da juta”, afirmou o relator.

Ele ressaltou ainda que a cultura de juta em Itacoatiara é recente, iniciada em 2010, “não havendo uma cultura popular que necessitasse ser reconhecida.”

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4780/2012

Íntegra da proposta