Economia

Comissão aprova mais investimentos na capacitação de profissionais de turismo

11/07/2013 - 17:55  

Arquivo/ Alexandra Martins
Flávia Morais
Flávia: País precisa se preparar para receber os turistas na Copa.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o uso de recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para financiar atividades de formação e capacitação dos profissionais de turismo. A medida está prevista no Projeto de Lei 7339/10, do deputado Fábio Faria (PSD-RN).

Atualmente, conforme a lei que regulamenta o fundo (11.771/08), essas verbas são usadas para custear projetos e empreendimentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo como de interesse turístico, os quais deverão estar abrangidos nos objetivos da Política Nacional de Turismo.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), defendeu a aprovação da proposta. Ela destacou que o projeto é oportuno, uma vez que o País precisa se preparar para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

“O Brasil conta com um povo simpático por natureza, mas a recepção de turistas não pode ser feita por amadores. Precisamos ter profissionais que sejam capazes de dar informações inteligíveis em outros idiomas, a fim de evitar situações constrangedoras em que uma das partes tenha de fazer mímicas para se comunicar”, argumentou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta