Audiência discute impactos da criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia
11/12/2012 - 09:47
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública hoje para discutir os impactos nos setores produtivos e econômicos da região do Oeste da Bahia com a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, prevista no Projeto de Lei 2204/11, do Executivo.
De acordo com o deputado Afonso Florence (PT-BA), que solicitou a realização da reunião, a Microrregião de Barreiras possui área de 52,7 milhões de Km2, com população estimada de 286.246 habitantes, congrega sete municípios, integrando a mesorregião do Extremo Oeste Baiano. Barreiras, escolhida para sede da UFOBA, junto as suas cidades circunvizinhas, compõe a maior região agrícola do nordeste.
“O programa de expansão e reestruturação da rede de ensino superior e a ampliação do investimento em ciência e tecnologia, quando associado a um modelo de desenvolvimento econômico que busca agregar valor a produção primária permitirá a região uma ampliação do mercado de trabalho, um aumento significativo da renda média e conquentemente o desenvolvimento social da região”, defendeu o parlamentar.
Foram convidados: o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, Luís Rogério Bastos Leal; o diretor do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia, Jacques Antonio de Miranda; e o professor do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia Poty Rodrigues de Lucena.
A reunião será a partir das 15 horas, no Campus da Prainha da Universidade Federal da Bahia, em Barreiras (BA).
Da Redação/MM