Saúde

Seguridade aprova identidade visual do Sistema Único de Assistência Social

07/12/2012 - 12:52  

Gustavo Lima
Antonio Brito
Brito: a padronização da identidade visual vai contribuir para a percepção do Suas como um sistema sólido.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (5) o Projeto de Lei 2949/11, do deputado Antonio Brito (PTB-BA), que determina a elaboração de uma identidade visual específica para todas as ações vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Pela proposta, a padronização e a divulgação da identidade visual deverá prevalecer em unidades públicas estatais, entidades e organizações de assistência social, serviços, programas, projetos e benefícios vinculados ao Suas.

Para o autor, a identidade visual única facilitará a internalização da marca do Suas por toda a população. “A padronização da identidade visual vai contribuir para a percepção do Suas como um sistema sólido, presente em todo o território nacional e capaz de atender a todos que necessitam do apoio na área de assistência social”, defende Brito.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Suas gerencia benefícios assistenciais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC); e organiza ações de proteção para pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de risco por causa de abandono, maus-tratos, abuso sexual e uso de drogas. A execução do Suas envolve os governos estaduais e municipais.

O relator, deputado José Linhares (PP-CE), afirmou que a disseminação de uma identidade visual específica do Suas é essencial para que se afaste, de vez, a visão segmentada do sistema. “O fortalecimento do Suas demanda que, da mesma forma como ocorre no Sistema Único de Saúde (SUS), quando se pensar em uma ação de assistência social, a marca Suas venha imediatamente à tona, prevalecendo sobre os programas, serviços e instituições que o compõem”, disse.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Wilson Silveira
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta