Educação, cultura e esportes

CCJ aprova concessão de prêmio de estímulo à leitura pela Câmara

18/04/2012 - 18:21  

Arquivo/ Leonardo Prado
Osmar Serraglio
Serraglio fez apenas mudanças de redação no projeto original.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na terça-feira (17) projeto que institui o Prêmio José Mindlin de Promoção da Leitura. Pelo texto, a homenagem será concedida pela Câmara dos Deputados às assembleias legislativas e câmaras de vereadores que coletarem mais livros destinados às escolas e bibliotecas públicas de sua jurisdição. A proposta ainda será analisada pelo Plenário.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), ao Projeto de Resolução 236/10, do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Serraglio promoveu apenas alterações de redação na proposta original.

Homenagem
De acordo com Canziani, a denominação do prêmio tem por objetivo “homenagear a personalidade que se tornou, para os brasileiros, o ícone do amor aos livros”. O deputado explica que José Ephim Mindlin construiu uma das mais importantes bibliotecas privadas do País, iniciada quando tinha apenas 13 anos.

Segundo o autor do projeto, a coleção chegou a contar com 38 mil títulos, dos quais cerca de 15 mil doados para a Universidade de São Paulo (USP) em 2006, pouco antes da morte do colecionador, em 2010. “Entre os exemplares doados constam raridades como jornais anteriores à Independência e manuscritos que resgatam a gênese literária de obras como ‘Sagarana’, de Guimarães Rosa, e ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos”, acrescenta Canziani.

Regras
Pelo projeto, a escolha dos premiados será feita anualmente pela maioria dos integrantes da Comissão de Educação e Cultura. Todos os parlamentares da Casa poderão indicar assembleias e câmaras de vereadores para concorrer.

O texto determina ainda que a coleta de livros pelos indicados ao prêmio deverá ocorrer na segunda semana de setembro, em referência à data de nascimento de José Mindlin, no dia oito do mesmo mês. A entrega da homenagem – diploma de menção honrosa e medalha – será realizada em sessão solene em outubro, durante a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 236/2010

Íntegra da proposta