Economia

Proposta concede isenção de tributos para empresas de combustíveis

16/09/2011 - 15:42  

Leonardo Prado
Felipe Bornier
Bornier afirma que isenção fiscal beneficia os consumidores.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1842/11, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que isenta produtores, distribuidores e importadores de combustíveis do pagamento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), do PIS/Pasep e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis).

A proposta revoga artigos de seis leis, que tratam de alíquotas ou base de cálculo dos tributos que incidem sobre a cadeia de combustíveis. O projeto obriga o governo a estimar e compensar, no Orçamento, a renúncia fiscal prevista pelas desonerações.

“O Brasil é autossuficiente em petróleo e, ao mesmo tempo, oferece à sua população um dos combustíveis mais caros do mundo, o que é absolutamente incoerente”, disse Bornier.

Segundo ele, a desoneração beneficia diretamente a população. “Com o combustível mais acessível diminui-se o valor do transporte público fazendo assim diminuir os valores das passagens”.

Para o deputado, as vantagens trazidas pela desoneração fiscal compensam a perda de receita para a União.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado nas comissões de Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1842/2011

Íntegra da proposta