Finanças aprova vinculação do CAF à Presidência da República
29/08/2011 - 13:21
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na última quarta-feira (24) o Projeto de Lei 7388/10, do Poder Executivo, que inclui o Comitê de Articulação Federativa (CAF) na estrutura administrativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
A comissão concluiu que a proposta não provoca aumento de receita nem de despesa públicas. Os integrantes do colegiado acolheram o parecer do relator, deputado José Humberto (PHS-MG). Segundo ele, como o projeto não afeta o Orçamento, não cabe pronunciamento da comissão quanto à adequação financeira e orçamentária da proposta.
A Comissão de Finanças não analisaria o mérito da proposta, apenas sua admissibilidade (adequação financeira e orçamentária).
O comitê
O CAF foi criado por decreto em 2007 para abrir um espaço formal de discussão entre os entes federados. De acordo com o Executivo, porém, o comitê "precisa ter a garantia de sua continuidade por meio de lei ordinária".
Cabe ao comitê fazer a articulação entre o governo federal e as entidades representativas dos municípios — Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos — em questões políticas, econômicas e sociais.
O projeto mantém a composição atual do CAF, que é presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e integrado por mais 36 pessoas, sendo 18 indicadas pelo presidente e 18 pelos municípios.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Agora, segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Redação/AR