Representante do Morro do Bumba cobra investimentos em habitação
05/05/2010 - 16:18
O presidente da Associação das Vítimas do Morro do Bumba, em Niterói (RJ), Francisco Carlos Ferreira de Souza, disse que a tragédia ocorrida em abril deste ano na região foi conseqüência do descaso das autoridades públicas e da falta de investimentos. "Aquilo (o deslizamento do Morro do Bumba) não foi um fenômeno da natureza, mas ocorreu por desmandos dos governos anteriores", afirmou.
Francisco Souza participa de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos para discutir a remoção de moradores de assentamentos precários no Rio de Janeiro e o PL 7013/09, que prevê o registro de posse das ocupações como modo de garantir a indenização dos moradores que realizarem benfeitorias em suas propriedades.
Segundo Francisco Souza, em 2009, Niterói arrecadou R$ 150 milhões com o IPTU, sendo a maior arrecadação do estado do Rio de Janeiro e a segunda no País, ficando atrás apenas da cidade de Santos (SP).
Mesmo assim, ressalta ele, a previsão de gastos com obras nas encostas dos morros era de apenas R$ 50 mil. "Isso ilustra o descaso das autoridades", disse.
Ele criticou ainda as políticas de habitação do município. Para Francisco, "a mesma administração que mandava retirar era aquela que antes mandava as pessoas invadirem".
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Murilo Souza