Direito e Justiça

Projeto explicita proibição de venda de bebida alcoólica a menor

26/01/2010 - 12:00  

Diógenes Santos
Acélio Casagrande: objetivo é combater o uso crescente de drogas na juventude.

Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 6411/09 torna mais explícita a proibição da venda a crianças e adolescentes de bebidas alcoólicas e outros produtos causadores de dependência química. O texto muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90).

Autor da proposta, o deputado Acélio Casagrande (PMDB-SC) diz que o seu objetivo é combater o crescente uso de drogas na juventude, aprimorando o texto legal que já coíbe a venda de produtos que possam causar dependência química.

Texto genérico
O projeto inclui no ECA as expressões "bebidas alcoólicas" e [dependência] "química", com o propósito de explicitar que a venda, o fornecimento, a ministração ou entrega de bebida alcoólica a criança ou adolescente poderão ser tipificados como crime, por causar dependência química.

Acélio Casagrande afirma que o texto legal vigente é muito genérico, ao referir-se a "produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida".

Tramitação
Sujeito à apreciação do Plenário, o projeto será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6411/2009

Íntegra da proposta