Proposta reajusta taxas da Justiça do Trabalho pelo INPC
16/11/2009 - 13:30
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5453/09, do deputado Edgar Moury (PMDB-PE), que reajusta as custas e emolumentos da Justiça Trabalhista pela variação acumulada de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro reajuste com base na nova regra, de acordo com o projeto, será feito no 1º dia do mês subsequente à data de publicação da lei.
A proposta, que acrescenta artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43), também determina que o dia do primeiro reajuste seja considerado o aniversário para os reajustes anuais futuros, que também deverão adotar o INPC.
De acordo com o autor, seguidas mudanças legais, como as extinções do valor de referência e da Ufir, fizeram com que não houvesse reajuste das taxas da Justiça do Trabalho, o que diminuiu muito sua renda e dificultou as atividades.
Tramitação
A proposta, que tramita emcaráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Comissão aprova criação de varas do Trabalho no Piauí
Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br