Direitos Humanos

Comissão da Câmara vai investigar morte de brasileiros na Bolívia

09/11/2009 - 14:26  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (4) a criação de comissão externa para verificar o andamento das investigações das autoridades bolivianas sobre o assassinato de dois estudantes brasileiros na cidade de Santa Cruz de la Sierra.

Em outubro, um estudante de Medicina, do Acre, e uma estudante de Odontologia, do Mato Grosso, foram assassinados dentro do campus universitário local, "com requintes de crueldade", em condições ainda não esclarecidas pela polícia local.

A comissão foi proposta pelo deputado Nilson Mourão (PT-AC), será composta por seis deputados e pretende também verificar as condições de segurança para a comunidade brasileira na cidade. A comissão quer "o esclarecimento dessas mortes e a responsabilização dos seus autores".

Pânico
De acordo com o parlamentar, o caso levou pânico à comunidade brasileira. Em conversa com parentes de uma das vítimas, Nilson Mourão ressaltou o clima de insegurança presente. "Diversos estudantes estão retornando ao Brasil, abandonando seus estudos naquele país, tal é o clima de pavor, insegurança e perseguição aos brasileiros em Santa Cruz", disse.

O deputado acrescentou que, até o momento, a polícia não deu respostas à sociedade, e as famílias permanecem sem acesso às investigações, o que vem aumentando o sentimento de impunidade.

A comissão ainda não definiu quais deputados vão à Bolívia.

Da Redação/NA
Colaboração – Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REQ 335/2009

Íntegra da proposta