Agropecuária

Agricultura isenta sal mineral e ração animal de PIS e Cofins

05/11/2009 - 16:58  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 5706/09, que isenta do pagamento do PIS e da Cofins a importação e a comercialização, no mercado interno, de sal mineral e rações balanceadas destinadas ao rebanho bovino e suíno e às aves.

O projeto é uma das medidas propostas pela comissão especial que analisou o efeito da crise financeira mundial sobre a agricultura. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Fábio Souto (DEM-BA).

Solução rápida
Ele destacou que a crise evidenciou os problemas estruturais da agricultura brasileira, como a deficiência de infraestrura e a falta de um seguro agrícola eficiente. Como são fatores de solução mais demorada, resta, como saída para reduzir o impacto da crise sobre o campo, buscar fatores de curto prazo. Entre eles está a carga tributária.

Para o deputado, os impostos respondem por boa parte da perda de competitividade do produto brasileiro. "O peso dos impostos é tanto maior em momentos de crise, quando se acentua a tendência de baixa dos preços agrícolas. O projeto é mais um passo na redução da carga tributária da agricultura a patamares parecidos com os de nossos concorrentes", afirmou Fábio Souto.

Tramitação
Antes de ser votado pelo Plenário, o projeto ainda será discutido nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Agricultura aprova isenção de taxa para carga de fertilizantes
Comissão rejeita nova tributação para importador da agroindústria
Ministro diz que agronegócio ajuda País a superar a crise

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5706/2009

Íntegra da proposta