Câmara rejeita ingresso de menores no mercado de trabalho
10/09/2009 - 19:15
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou nesta quinta-feira a Proposta de Emenda à Constituição 191/00, do ex-deputado Alceu Collares, que autoriza o ingresso de maiores de 14 anos no mercado de trabalho.
Atualmente, a Constituição proíbe o trabalho de menores de 16 anos. Maiores de 14 podem ser admitidos, mas apenas na condição de aprendiz. Com a rejeição por inconstitucionalidade, a PEC será arquivada.
Direitos atingidos
Inicialmente, o relator designado para analisar o texto, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), havia votado pela admissibilidade do texto. O relatório de Lessa, no entanto, foi rejeitado pelo plenário da CCJ.
Designado relator do parecer vencedor, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) argumentou que a PEC "atinge direito individual constitucionalmente consagrado". Cardozo lembrou que a Constituição proíbe expressamente a aprovação de emenda que fira direitos e garantias individuais previstos no texto.
"Logo, a idade mínima constitucionalmente fixada para o trabalho reveste-se da condição de verdadeira cláusula pétrea, intocável por manifestações do poder constituinte derivado", acrescenta.
Notícias relacionadas:
Comissão arquiva projeto que autorizava trabalho perigoso de menor
Câmara aprova renda para trabalho de menor infrator
Comissão proíbe crédito a empresa que empregar crianças
Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br