PEC obriga presidente a prestar contas em reuniões públicas
01/09/2009 - 13:30
Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 375/09, do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), que obriga o presidente da República a realizar reuniões públicas com todos os ministros a cada três meses. De acordo com o autor, a intenção é promover a prestação de contas da execução orçamentária.
"Essa obrigatoriedade funcionará como um instrumento de acompanhamento, pela sociedade, do processo de aplicação dos recursos orçamentários pelo Poder Executivo", afirma o deputado.
A proposta também determina que essas reuniões sejam transmitidas em tempo real pelas emissoras de rádio e TV públicas. A não realização das reuniões ou a ausência não justificada de algum ministro será considerada crime de responsabilidade. Também será enquadrado na mesma infração aquele que prestar informações falsas.
Bornhausen lembra que os outros Poderes, como o Legislativo e o Judiciário, já adotaram medidas semelhantes de transparência, facilitando o acesso da população às suas atividades.
Tramitação
A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, seguirá para uma comissão especial e, depois, precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs
Notícias relacionadas:
Câmara pode votar projeto que dá mais transparência a poder público
Novo site facilita busca de informações legislativas e jurídicas
TCU cria rede de controle da administração pública
Reportagem - Vania Alves
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br