Projeto facilita entrada de jovens na PM e nos corpos de bombeiros
04/08/2009 - 09:35
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5232/09, do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que inclui o projeto Policial/Bombeiro/Cidadão no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O projeto é destinado a jovens recém-desincorporados do serviço militar obrigatório das Forças Armadas e que desejem voluntariamente se engajar nas polícias militares (PM) e nos corpos de bombeiros militares.
A proposta também prevê a possibilidade de prestação de serviço militar nessas instituições para os jovens dispensados por excesso de contingente nas Forças Armadas. O projeto altera a Lei 11.530/07, que instituiu o Pronasci.
Projetos assemelhados
Para Paes de Lira, o projeto Policial/Bombeiro/Cidadão tem objetivo semelhante ao projetos Reservista/Cidadão e Soldado/Cidadão . O primeiro se destina à capacitação de jovens recém-licenciados do serviço militar para atuar como líderes comunitários em áreas geográficas abrangidas pelo Pronasci. Já o Projeto Soldado/Cidadão oferece aos jovens incorporados às Forças Armadas cursos profissionalizantes.
O deputado argumenta que sua proposta também contribuirá para resolver eventuais falta de efetivo nos órgãos de segurança pública estaduais., além de livrar jovens em idade de trabalho da "ociosidade e da violência".
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Estado deve ser punido por caos nos presídios, dizem especialistas
Segurança aprova normas de conduta da PF e Polícia Civil do DF
Guardas municipais poderão receber bolsa do Pronasci
Educação rejeita bolsas para policiais e bombeiros
Câmara aprova inclusão de três projetos no Pronasci
Reportagem - Malena Rehbein
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br