Comissão mantém exigência de estudo de impacto ao construir templo
05/06/2009 - 16:07
A Comissão de Desenvolvimento Urbano rejeitou na quarta-feira (3) o fim da exigência de audiências públicas e de Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) para a construção de templos religiosos em áreas urbanas.
A medida consta do Projeto de Lei 7649/06, do Senado, que modifica o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01). O relator na comissão, deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), foi contra a aprovação.
O parlamentar argumenta que os templos religiosos "devem ser submetidos às mesmas regras a que estão sujeitas todas as obras, especialmente aquelas de uso coletivo e que envolvem a segurança de usuários e vizinhos".
Qualidade de vida
Luiz Carlos Busato lembra que o EIV busca garantir a segurança das construções, o controle da degradação ambiental e a manutenção da qualidade da vida urbana.
"Não se observa nos estudos de impacto de vizinhança quaisquer resquícios de preconceito às religiões ou medidas que possam coibir o direito ao livre exercício de cultos religiosos", destacou.
Tramitação
O projeto - que tramita em regime de prioridade e tem caráter conclusivo - foi rejeitado pelas duas comissões que analisaram o mérito e será arquivado se, no prazo de cinco sessões, não houver recurso para que seja votado pelo Plenário.
Notícias relacionadas:
Meio Ambiente mantém exigências para construção de templo
Projeto isenta templos de contribuições à Seguridade
Comissão rejeita liberar templo de estudo de impacto
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br