Direito e Justiça

CCJ aprova correção facilitada de falha em registro de candidatura

30/04/2009 - 19:08  

Projeto determina que o juiz eleitoral, quando verificar alguma falha no pedido do registro, deverá fazer diligência e intimar o candidato para que o vício possa ser sanado em 72 horas.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje o Projeto de Lei 4320/08, do deputado Paes Landim (PTB-PI), que garante ao candidato, partido político ou coligação a oportunidade de sanar eventuais vícios existentes no pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral.

O projeto altera parágrafo do artigo 11 da Lei 9.504/97, que estabelece normas para as eleições. Pelo projeto, o juiz eleitoral, quando verificar alguma pendência, falha ou omissão no pedido do registro, deverá converter o julgamento em diligência e intimar o candidato para que o vício possa ser sanado no prazo de 72 horas.

A Lei Eleitoral (9.504/97) prevê que, apenas se o juiz considerar necessário, abrirá prazo de 72 horas para diligências. Além disso, a lei não determina a intimação do candidato.

Emenda
O relator, deputado Felipe Maia (DEM-RN), sustenta que a abertura dessa oportunidade aos interessados é medida "justa e razoável", que contribui para aperfeiçoar a legislação eleitoral.

Felipe Maia acatou sugestão dos deputados Flávio Dino (PCdoB-MA) e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e emendou o projeto a fim de excluir a possibilidade de a intimação do candidato, partido político ou coligação ser feita por fax ou telegrama.

Tramitação
O projeto tramita com prioridade e segue para a votação do Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto pune partido que descumprir cota para mulheres
Divulgação de pesquisas eleitorais pode ser proibida
Projeto responsabiliza partido por má conduta de político eleito
Projeto dificulta captação de voto por meio de promessas
Candidato que incentivar abstenção poderá ser punido

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4320/2008

Íntegra da proposta