Fiscalização avalia aproveitamento hidrelétrico da usina de Jirau
10/12/2008 - 10:00
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promove audiência pública às 11 horas para avaliar o cumprimento das cláusulas do edital de aproveitamento hidrelétrico da usina de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Os parlamentares querem esclarecimentos sobre a mudança do local de construção da barragem da usina.
Após vencer o leilão para construir a usina, o consórcio liderado pelo grupo Suez (multinacional do setor de energia), com participação da Chesf e da Eletrosul, resolveu construir a barragem 9,2 km abaixo do previsto no projeto, para economizar nos custos de escavação. O consórcio afirma que se trata apenas de uma mudança de eixo, e que todos os requisitos contratuais e de impacto continuam sendo atendidos.
A audiência vai discutir a proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 47/08, do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), aprovada no mês passado pela comissão.
Foram convidados para o debate o superintendente de Outorga e Fiscalização da Agência Nacional das Águas, Francisco Lopes Viana; o assessor da Superintendência de Concessões de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica, Humberto Cunha dos Santos;
A reunião será no plenário 9 .
Notícias anteriores:
Comissão pede informações sobre mudança do local da usina de Jirau
Da Redação/ RCA
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.