Comissão rejeita regulamentação da atividade de controlador de vôo
04/11/2008 - 18:13
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional rejeitou no último dia 29 o Projeto de Lei 1093/07, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que regulamenta a profissão de controlador de tráfego aéreo.
O relator da matéria, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), apresentou parecer pela rejeição. Embora tenha reconhecido o "indiscutível mérito" da proposta, Jungmann argumentou que ela tem um "excessivo detalhamento" e "foge da esfera normal do legislador", pois trata de um "assunto discricionário normalmente reservado à administração pública". Segundo ele, o administrador ficaria de mãos atadas diante de situações concretas, por causa do nível de minúcias da legislação.
Além disso, de acordo com o relator, o excesso de detalhes operacionais incluídos no texto tornaria a lei pouco adaptável às rápidas mudanças do mundo contemporâneo.
Invasão de competência
Jungmann lembrou, também, que entre os controladores há militares e servidores públicos da União. Como as leis sobre o regime jurídico desses profissionais são de competência privativa do presidente da República, o relator disse que o projeto teria pouco alcance, pois só valeria para os controladores submetidos ao regime celetista.
Tramitação
A proposta segue, em caráter conclusivo, para as comissões de Viação e Transportes; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Projeto cria mais 100 cargos de controlador de vôo
Reportagem - Rejane Xavier
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br