Agricultura aprova liberação parcial de hipoteca rural
03/11/2008 - 17:17
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (29), o Projeto de Lei 3464/08, da deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), que obriga as instituições financeiras a liberar parcialmente as hipotecas de propriedades rurais dadas como garantia em financiamentos, à medida que as parcelas da dívida sejam pagas. Essa regra vale, no entanto, apenas para as amortizações que sejam iguais ou superiores a 30% do valor da dívida.
O relator, deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), ressaltou que a proposta abre a oportunidade para o agricultor recuperar parte da capacidade de endividamento e, com isso, poder pegar novos financiamentos para custeio e investimento na safra. O texto foi aprovado na forma de substitutivo, com pequenos ajustes de redação, sem alterar o essencial do projeto.
Garantia real
"À medida em que se coloca um imóvel como garantia real de um financiamento, independentemente de seu valor ser maior do que o financiamento tomado, ele fica todo preso para aquela operação", observa o parlamentar.
"Se houver a oportunidade de liberar somente a parte que garante o financiamento, o agricultor terá uma capacidade de financiamento maior e, portanto, uma liberdade para que ele possa ter novas ações na atividade produtiva de maneira mais livre e mais autônoma", acrescenta Duarte Nogueira.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Newton Araújo Jr.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br