Proteção de carga em vagões abertos é aprovada
20/06/2008 - 20:42
A Comissão de Viação e Transportes aprovou na quarta-feira (18) o Projeto de Lei 2138/07, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que torna obrigatório, no transporte ferroviário de minérios ou cargas a granel em vagões abertos, o uso de lona ou outra forma de proteção que impeça o derramamento do material transportado e a dispersão de suas partículas na atmosfera.
Foi aprovado o parecer da relatora, deputada Aline Corrêa (PP-SP), favorável ao projeto. Também foi aprovada emenda da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que permite o uso de outras formas de proteção, além da lona. A razão está no fato de que o "enlonamento" de cargas é típico do transporte rodoviário. Nos trens, o uso da lona representaria uma perda desnecessária de tempo nos trabalhos de carga e descarga.
Métodos modernos
Segundo Aline Corrêa, a emenda garante a proteção da carga. "A redação mais genérica permite a adoção de métodos mais modernos e eficientes que o simples enlonamento, e também de quaisquer novas técnicas que venham a ser desenvolvidas", observou.
A deputada cita, como exemplo, a técnica de revestimento por película de polímero sobre os vagões do trem. Aline Corrêa espera que o texto da futura lei seja genérico o suficiente "para não inviabilizar os benefícios das inovações tecnológicas".
Tramitação
O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
MP inclui novas ferrovias no Plano Nacional de Viação
Comissão alerta para inadimplência em contrato de ferrovia
Câmara inclui ferrovias do RN, PB e CE na Transnordestina
Japão oferece a Chinaglia cooperação para trem-bala
Comissão aprova proteção para carga em vagões abertos
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br