Cidades e transportes

Comissão aprova recursos para habitação social

19/06/2008 - 20:51  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na quarta-feira (18) o Projeto de Lei 2460/07, que determina a alienação de pelo menos metade dos imóveis recebidos pela União como pagamento de dívidas. O texto prevê que os recursos obtidos serão destinados ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Segundo o autor da proposta, deputado Adão Pretto (PT-RS), o objetivo é permitir que esse dinheiro, pertencente à União, seja usado para ampliar os investimentos públicos em programas habitacionais voltados a pessoas carentes e de baixa renda.

Déficit de moradia
A relatora, deputada Angela Amin (PP-SC), recomendou a aprovação com emenda que estabelece o uso, para fins de habitação social, de no mínimo 50% dos imóveis alienados. O texto original determinava o limite de até 50%. "Com isso, ficava margem para que nada do total recebido estivesse sujeito à obrigação estipulada", explicou.

Segundo ela, um das principais necessidades da política habitacional é dar acesso à moradia a famílias de baixa renda, por meio de mecanismos compatíveis com a sua capacidade de pagamento. Citando dados do IBGE de 2005, Angela Amin ressaltou que o déficit habitacional brasileiro é de 7,9 milhões de moradias, e que cerca de 81% desse total são referentes a áreas urbanas.

Cerca de 73% do déficit — 5,8 milhões de moradias — concentram-se nas famílias com renda mensal inferior a três salários mínimos. Essas famílias, observou a relatora, não conseguem suportar o custo de um financiamento habitacional sem subsídios.

Tramitação
A matéria será examinada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Entidades defendem vinculação de recursos para moradia
Especialistas pedem desoneração de casas populares
Desenvolvimento Urbano rejeita novo programa habitacional

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2460/2007

Íntegra da proposta