Saúde

Comissão aprova restrição a transporte de bebida em carros

19/06/2008 - 11:50  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou ontem o substitutivo do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que considera infração grave o transporte de bebida alcoólica no interior da cabine de passageiros de automóveis. O texto permite o transporte de bebida alcóolica apenas no porta-malas.

O substitutivo foi apresentado ao Projeto de Lei 2216/07, do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), que tornava esse tipo de transporte uma infração gravíssima.

O objetivo da punição é desestimular o uso de bebidas alcoólicas pelos motoristas e, assim, reduzir o número de acidentes nas rodovias. "O álcool é incompatível com a direção. Quem bebe não deve dirigir", ressalta Beto Albuquerque.

Retenção do veículo
O substitutivo estabelece que o veículo será retido até que as bebidas sejam colocadas no porta-malas, em recipiente lacrado. Já o projeto original previa que o motorista perderia o direito de dirigir por um ano e que os passageiros com carteira de habilitação ficariam impedidos de dirigir por seis meses.

O relator, no entanto, excluiu essas penalidades. Para ele, não é correto punir os passageiros, que nem sempre sabem o que é transportado no interior do veículo.

Outra modificação proposta por Albuquerque é que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) especifique a forma como deverá ser feito o transporte das bebidas em compartimentos lacrados no porta-malas do veículo. Em veículos de transporte coletivo, essa regra não será imposta (o projeto original não fazia referência aos veículos de transporte coletivo).

Valor da multa
O texto original do projeto também aumentava o valor da multa de cinco para dez vezes para quem dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer substância entorpecente. O substitutivo excluiu essa medida porque, segundo Albuquerque, o assunto já está contemplado na MP 415/08. Essa MP proíbe a venda de bebidas alcóolicas nas rodovias e já foi aprovada pelo Plenário da Câmara.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Segurança rejeita prisão de motorista por uso de drogas
Proposta torna punições de trânsito mais rigorosas
Frente quer reforço na fiscalização de motorista bêbado
Motorista alcoolizado poderá responder por dolo eventual
Projeto aumenta punição para quem causar morte no trânsito
CCJ aprova penas maiores para motorista envolvido em racha

Reportagem - Vania Alves
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2216/2007

Íntegra da proposta