Produção e comercialização de mandioca podem ter incentivo
13/06/2008 - 11:42
A Câmara analisa Projeto de Lei 2891/08, do deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), que cria o Programa Nacional de Fomento à Produção e à Comercialização da Mandioca e de seus Derivados (Promandioca). O programa inclui medidas para melhorar a produtividade, estimular o consumo de mandioca e criar condições para ampliar a sua utilização como fonte de alimento.
O objetivo do projeto também é incentivar a inclusão da mandioca e seus derivados nos cardápios do programa de alimentação escolar e apoiar a instalação e ampliação de indústrias que utilizem a mandioca como matéria-prima. O Promandioca terá ainda a função de garantir uma política de preços mínimos para produto, garantindo a aquisição de toda a produção excedente pelo governo federal.
Os recursos do programa virão de dotações orçamentárias da União. Os financiamentos beneficiarão projetos nas áreas rural, industrial e comercial, com juros menores e prazos maiores.
Adição à farinha de trigo
Uma das medidas práticas previstas pelo programa é a adição de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca à farinha de trigo utilizada no fabricação do pão francês. A intenção, segundo o autor, é reduzir a dependência do País da importação de trigo. "O Brasil já esteve próximo da auto-suficiência na produção de trigo, na década de 1980, mas atualmente importa 75% do que consome, ou seja, 7 milhões de toneladas".
Edigar Mão Branca argumenta que os altos preços do trigo importado demonstram a necessidade de se procurarem alternativas para a substituição do produto. "A mandioca é um excelente substituto, uma vez que pode ser cultivada em todo o Brasil", diz o deputado.
Produção estagnada
Apesar de todas as vantagens da mandioca, segundo o deputado, a produtividade no País ainda é baixa e o volume de produção está estagnado, em razão dos baixos preços pagos aos produtores, à ausência de garantia de absorção da produção e à inadequação de técnicas de plantio.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Minas e Energia aprova incentivo para álcool de mandioca
Comissão aprova relatório sobre adição de farinha
Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br