Telefônicas podem ser multadas por escuta ilegal
06/06/2008 - 16:54
A Câmara avalia a proposta que obriga as operadoras de telefonia fixa e móvel ao pagamento de multa por danos sofridos pelos usuários em caso de escutas telefônicas e obtenção ilegal de dados. O Projeto de Lei 2899/08, do deputado William Woo (PSDB-SP), determina uma multa de 10 mil salários mínimos no caso de ineficiência em garantir a privacidade dos usuários.
Além da multa, o projeto obriga as operadoras a implantarem "meios de toda e qualquer natureza que assegurem a privacidade dos usuários no que tange o acesso a seus dados e às comunicações feitas por meio do suporte telefônico", ressaltou o deputado.
Segurança
O autor do projeto lembra que a Constituição garante aos cidadãos o direito à privacidade. Contudo, "esse direito não é respeitado por aqueles que se valem de expedientes ilegais para ter total e irrestrito acesso aos dados pessoais e às comunicações telefônicas de qualquer cidadão". O deputado reclama que, com o avanço da criminalidade e do crime organizado, "proporciona-nos uma sensação de abandono e impotência a ciência de que é extremamente fácil aos malfeitores terem acesso às nossas comunicações telefônicas, quer seja por telefonia fixa, celular ou pelas hoje comuns mensagens de texto", avaliou.
Para o deputado, somente multas altas farão com que as empresas de telefonia se preocupem com a ampliação da segurança dos seus sistemas e suas redes e com o controle dos funcionários, que muitas vezes facilitam a ação dos criminosos.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Juiz federal critica uso abusivo de escutas telefônicas
Projeto redefine regras para escutas telefônicas
Delegado reclama que operadoras controlam escutas
Segurança aprova estrutura para escutas em teles
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR