Profissão de zootecnista pode ter regras alteradas

02/05/2008 - 15:08  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2824/08, apresentado pelo deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), que proíbe os agrônomos e veterinários de exercer a profissão de zootecnista. O autor explica que quando a profissão de zootecnista foi criada, em 1968, não existia nenhum curso de zootecnia no Brasil. Por isso, agrônomos e veterinários exerciam essa profissão.

O primeiro curso de zootecnia foi criado no Brasil em 1970, em Uruguaiana (RS), e hoje, segundo o deputado, há um "expressivo" número de zootecnistas formados em mais de 60 faculdades existentes em todo o Pais.

O projeto, no entanto, assegura ao agrônomo ou veterinário que estiver atuando como zootecnista até a data da publicação da lei o direito de continuar exercendo a profissão.

Zootecnistas são profissionais responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Realizam experiências com alimentação e pesquisam formas de garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova criação de conselhos de Zootecnia
Trabalho aprova novo piso salarial para zootecnista

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2824/2008

Íntegra da proposta