Comissão aprova proteção para carga em vagões abertos
28/03/2008 - 10:09
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 2138/07, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), que torna obrigatória, no transporte ferroviário de minérios ou cargas em granel em vagões abertos, a utilização de lona ou outra forma de proteção que impeça o derramamento do material transportado e a dispersão de suas partículas na atmosfera.
A proposta foi aprovada com emenda do relator, deputado Mário de Oliveira (PSC-MG), que retira a ênfase da cobertura com lona e destaca o uso de outras formas de proteção. Oliveira explica que o enlonamento de cargas é típico do transporte rodoviário. Como os trens utilizam vários vagões, protegê-los com lona, segundo ele, demandaria tempo desnecessário nos atuais processos de carga e descarga.
Oliveira informa que a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários já adotam uma proteção mais eficiente das cargas a granel - um revestimento superficial com polímero diluído em água, que é aspergido sobre os vagões e se transforma em uma película. O sistema é composto de dois braços de aspersão nas linhas férreas, que aplica o polímero sobre as cargas, com os trens em movimento. Uma vez aplicado, o produto provoca a agregação das partículas superficiais da carga e forma uma película protetora uniforme, evitando que haja formação de poeira pelo arraste do vento. "Existe, portanto, uma solução mais moderna que a lona, já empregada pelos transportadores", afirma.
Tramitação Reportagem - Oscar Telles
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será examinada pelas comissões de Viação e Transportes; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br