Educação, cultura e esportes

Futebol feminino pode ser incluído na Timemania

22/02/2008 - 10:36  

O Projeto de Lei 2377/07, do ex-deputado Professor Victorio Galli (PMDB-MT), determina que, para se beneficiarem da Timemania - loteria criada pelo governo federal para injetar recursos nos clubes de futebol -, os times deverão participar de competições masculinas e femininas. Pela proposta, os concursos de prognósticos baseados em competições entre equipes também deverão ter pelo menos 30% de jogos entre equipes femininas. Além disso, pelo menos 30% dos recursos arrecadados pelos clubes em razão desses concursos deverão ser investidos nas equipes femininas.

Atualmente, as exigências para que a entidade esportiva possa participar Timemania são a cessão dos direitos de uso de sua marca para execução do concurso e a elaboração anual de suas demonstrações financeiras, além de outros requisitos presentes na Lei 11.345/06, que trata da Timemania.

De acordo com o parlamentar, o recente destaque do futebol feminino brasileiro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (o Brasil conquistou medalha de ouro), por exemplo, mostrou que é hora de corrigir o que considera omissão no incentivo à modalidade. "Com a obrigatoriedade de participação dos clubes, induz-se a criação de elencos esportivos nos principais clubes brasileiros", argumenta. Para ele, a inclusão nos jogos de prognósticos tornará os times mais familiares ao público.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2377/2007

Íntegra da proposta