Proposta inclui verduras sem agrotóxico na merenda escolar
08/02/2008 - 15:24
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2232/07, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que obriga a utilização exclusiva de legumes, frutas e verduras sem agrotóxicos nos cardápios do programa de alimentação escolar, atualmente sob responsabilidade dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A proposta altera a Medida Provisória 2.178-36/01.
O parlamentar afirma ser preciso evitar a exposição de crianças e jovens aos riscos dos agrotóxicos. Ele argumenta que o consumo de alimentos cultivados com agrotóxicos tem reflexos nocivos sobre a saúde, como a elevação da freqüência de vários tipos de câncer, paralisias, malformação congênita, aborto, distúrbios na função reprodutiva e confusão mental.
Elaboração do cardápio
A MP em vigor estipula que os cardápios devem ser elaborados por nutricionistas capacitados, com a participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), respeitando os hábitos alimentares de cada localidade, e dando prioridade aos semi-elaborados e aos "in natura".
De acordo com a medida provisória, estados, municípios e Distrito Federal também são obrigados por lei a utilizarem, no mínimo, 70% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para a aquisição dos produtos básicos. A prioridade é para os gêneros alimentícios encontrados na região, com o intuito de reduzir os custos. "Esse é um dos meios mais eficazes de tornar mais saudável o consumo de alimentos", avalia o parlamentar.
Tramitação
O projeto está apensado ao PL 2964/92, do Senado Federal, que trata da composição da merenda escolar. Ambos tramitam em regime de prioridade e estão prontos para serem analisados pelo Plenário.
Notícias anteriores:
Venda de refrigerantes em escolas pode ser proibida
Projeto veta alimento sem qualidade nutricional em escola
Projeto obriga uso de produtos de soja na merenda escolar
Seguridade aprova novas regras para merenda escolar
Reportagem - Adriana Resende
Edição - Renata Tôrres
Colaboração - Soraya Utsumi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR