Projeto garante BPC a deficiente em curso profissional
23/01/2008 - 16:50
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1781/07, do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), que garante a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) para os portadores de deficiência que trabalhem por, no máximo, 12 meses a cada três anos.
De acordo com o projeto, a realização de curso ou outra atividade de formação profissional não remunerada não configura capacidade para o trabalho que leve ao cancelamento do benefício.
Segundo o parlamentar, a Comissão de Seguridade Social e Família recebeu da Câmara Municipal de Bebedouro (SP) a sugestão de que o deficiente possa tentar sua inserção no mercado de trabalho sem perder o benefício da assistência social.
Integração
O deputado ressalta que o objetivo maior da proposta é incentivar a integração do portador de deficiência ao mercado de trabalho. Para ele, a idéia "tem um grande mérito, pois permite ao deficiente uma integração mais valiosa na sociedade, aquela que se dá por meio do trabalho, e não pela dependência dos programas de assistência social".
Na sua avaliação, o único impacto possível para o Tesouro será positivo, com a independência econômica do beneficiário e o posterior cancelamento do benefício. "Em termos sociais, é uma forma de tornar mais livre o cidadão deficiente, o qual poderá optar em permanecer no programa de assistência social ou buscar sua inserção de forma segura no mercado de trabalho", acrescenta.
Tramitação
A proposta tramita apensada ao PL 3967/97, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que estende a concessão de gratificação natalina aos que recebem Renda Mensal Vitalícia. Elas serão analisadas em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania.
Notícias anteriores:
Limite de renda para concessão de benefício pode aumentar
Benefício para deficientes poderá ter reajuste de 50%
Idoso de 60 anos poderá receber benefício continuado
Projeto estende benefício a responsável por deficiente
Projeto permite acumular BPC com pensão por morte
Responsável por deficiente poderá receber salário mínimo
Limite de renda para receber BPC-Loas pode aumentar
Proposta concede 13º a quem recebe benefício da Loas
Projeto aumenta para um mínimo renda para receber BPC
Projeto aumenta limite de renda para receber benefícios
Projeto facilita obtenção de benefício assistencial
Regras de benefício continuado podem ser alteradas
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR