Direitos Humanos

Projeto requer exame na progressão de pena em crime doloso

23/01/2008 - 13:25  

O Projeto de Lei 1764/07, do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), restabelece a exigência de exame criminológico antes de conceder a progressão para o regime condicional de presos condenados por crime doloso, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa. O exame também deverá ser realizado para a concessão de indulto e de comutação de penas.

Pela proposta, o exame tem de ser realizado em até 90 dias a contar do recebimento da decisão judicial. Em caso de necessidade extrema comprovada, o período poderá ser prorrogado por igual período. Para a realização do laudo técnico, o Estado poderá celebrar convênios com universidades.

Conflito entre direitos
O exame criminológico deixou de ser exigido com a entrada em vigor da Lei 10.792/03, que modificou a Lei de Execução Penal. O exame é realizado por profissionais capacitados para avaliar a personalidade do criminoso, sua periculosidade, eventual arrependimento e a possibilidade de voltar a delinqüir, além de propor as medidas necessárias para a recuperação do apenado.

Vieira da Cunha argumenta que, no conflito entre o direito do preso e o direito social coletivo de viver em segurança, este último deve prevalecer. "Daí porque a progressão de regime e o livramento condicional não podem ocorrer por critério exclusivamente matemático. Profissional habilitado deve atestar, em exame criminológico específico, que o preso está em condições de retornar à rua", argumenta.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade, em conjunto com o PL 4500/01, do Senado. Esta proposta adia a progressão de regime para o prazo de cumprimento de dois quintos da pena, no caso de condenação superior a oito anos. O prazo sobe para 3/5 se o condenado for reincidente. A legislação atual exige apenas o cumprimento de 1/6 da pena em regime fechado. O projeto ainda permite que o juiz decida sobre a concessão da condicional sem exame criminológico, se for constatada a impossibilidade material de realizá-lo. As propostas serão votadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Notícias anteriores:
Projeto exige exame criminológico para progressão de pena
Projeto aumenta tempo exigido para progressão penal
Aprovada sugestão de exame para progressão de pena
Grupo diverge sobre prazo para obter progressão de pena
Grupo recomenda audiência única de instrução e julgamento
Câmara dificulta progressão de pena para crime hediondo

Reportagem - Maria Neves
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1764/2007

Íntegra da proposta