Projeto autoriza criação de escola técnica no Amapá
02/01/2008 - 13:57
O Projeto de Lei 740/07, do Senado, autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jari, no Amapá, de ensino médio profissionalizante, destinada a formar técnicos para atender aos setores industrial, extrativista e agropecuário da região.
De acordo com o senador José Sarney (PMDB-AP), autor do projeto, mesmo com o esgotamento das jazidas, o Amapá mantém-se como segundo maior produtor nacional de manganês e sexto de ouro. Quanto ao extrativismo vegetal, destacam-se a exploração de pinus, palmito, castanha-do-pará e açaí e, na agricultura, sobressaem as culturas de mandioca, arroz, milho, feijão e banana.
"Para que a região mantenha seu ritmo de crescimento, impõe-se contar com profissionais qualificados para imprimir eficiência às atividades econômicas, sem prejuízo do patrimônio natural", argumenta. O senador lembra que o município de Laranjal do Jari, criado em 1987, já é o terceiro maior do estado, com população aproximada de 40 mil habitantes.
Tramitação
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo.
Notícias anteriores:
Câmara aprova criação de escolas técnicas federais
Trabalho aprova ampliação de universidade no Amapá
Reportagem - Maria Neves
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br