Direitos Humanos

Proposta obriga emissão de documentos de banco em braile

27/12/2007 - 16:46  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 596/07, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE), que obriga os bancos e as administradoras de cartão de crédito a enviar aos clientes portadores de deficiência visual documentos em braile. Os cidadãos que quiserem requisitar o serviço deverão se cadastrar nas respectivas instituições. A proposta prevê ainda que, nos postos de atendimento bancário, parte dos equipamentos eletrônicos seja apropriada ao uso de deficientes visuais.

Cirilo lembra que é prática das democracias modernas a execução de políticas voltadas para segmentos específicos da sociedade. "Os deficientes visuais devem contar com a atenção do Estado para a diminuição dos obstáculos à sua vida", ressalta.

A desobediência às normas poderá implicar penalidades como advertência, multa e suspensão do exercício de cargos.

Tramitação
O projeto está apensado ao PL 6198/05, do ex-deputado Jefferson Campos, que torna obrigatória a emissão, em sistema braile, de extratos de contas e de correspondências aos usuários portadores de deficiência visual pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, instituições financeiras e administradoras de cartões de créditos. Ambas tramitam em conjunto com o PL 7699/06, que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência. As propostas serão analisadas pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão especial vai analisar convenção sobre deficientes
Seguridade aprova instalação de urna eletrônica para cego
Comissão aprova ensino de Libras e braile para deficiente
Seguridade aprova currículo diferenciado para deficiente

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta