Veículos para prefeituras podem ser isentos de IPI
10/08/2007 - 14:45
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 376/07, do deputado José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG), que isenta do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tratores e caminhões nacionais adquiridos por prefeituras para suas atividades próprias de saneamento e obras.
A proposta estabelece que os veículos não poderão ser vendidos antes de cinco anos. Caso isso ocorra, será cobrado o tributo dispensado. O projeto prevê ainda que ficarão garantidos os créditos do IPI relativo às matérias-primas, aos produtos intermediários e ao material de embalagem efetivamente utilizados na industrialização dos veículos.
De acordo com o parlamentar, os municípios têm muitas atribuições e passam por dificuldades financeiras para cumpri-las. "A administração da maioria dos municípios acaba por encontrar obstáculos por vezes insuperáveis à realização de desejável e adequada prestação de serviços de desenvolvimento local", argumenta.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo, apensada ao PL 1810/03, do ex-deputado Rogério Silva, que isenta do IPI ambulâncias, caminhões-caçamba, coletores de lixo, máquinas e equipamentos de terraplanagem quando adquiridos pelos municípios. Os projetos deverão ser analisados pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Proposta isenção de IPI para compras de prefeituras
Prefeituras podem ser isentas de IPI na compra de máquinas
Prefeitura poderá ter isenção fiscal na compra de máquina
Reportagem - Vania Alves
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR