Trabalho aprova contratação de perito para ações judiciais
10/07/2007 - 21:28
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 74/03, do deputado Maurício Rands (PT-PE), que muda a Consolidação das Leis dos Trabalho (CLT) para autorizar juízes trabalhistas a nomearem perito para a elaboração de cálculos de liquidação de processos em execução na Justiça do Trabalho.
O relator na comissão, deputado Paulo Rocha (PT-PA), defendeu a aprovação do texto com complementação de voto alterando o termo "perito em contabilidade" para "perito", para que a proposta não configure reserva de mercado aos contabilistas, pois outras categorias, como a dos economistas, também poderiam auxiliar nos cálculos.
Rocha considerou que o projeto busca agilizar a tramitação de processos de execução, facultando ao juiz a nomeação de perito, caso verifique que os cálculos são complexos. "Outro aspecto positivo é a possibilidade de ampliação do mercado de trabalho dos profissionais que possuem a qualificação necessária para auxiliar o magistrado na apuração do valor devido em processo de execução", acrescentou o relator.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Natalia Doederlein
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ