Projeto obriga escola básica a ensinar cultura popular
09/07/2007 - 13:54
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 392/07, do deputado Frank Aguiar (PTB-SP), que obriga as escolas a adotar o ensino da cultura popular para alunos de educação fundamental e média. A lei em vigor já inclui no currículo obrigatório do ensino básico a arte para o desenvolvimento cultural dos alunos. No entanto, Frank Aguiar argumenta que, ao não mencionar claramente a necessidade de fomento das manifestações de cultura popular, há margem para que sejam excluídas do ambiente escolar.
As manifestações populares nacionais, segundo o parlamentar, sempre foram vistas com preconceito ou como formas de expressão vulgares. Aguiar destaca que o mundo hoje identifica a necessidade de preservar a diversidade cultural e a própria Constituição brasileira prevê uma formação básica com o ensino de valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. "Entendemos ser essencial reconhecer seu valor artístico e valorizar os seus produtores", ressalta.
Inclusão
Segundo o deputado, a aproximação entre cultura popular e educação é o instrumento necessário para consolidar processos de inclusão social nas escolas, incentivar a produção dessas manifestações e aumentar a auto-estima de crianças e jovens.
Além da arte, o currículo escolar obrigatório inclui atualmente o ensino de educação física, da língua portuguesa, de matemática, do mundo físico e natural, da realidade social e política, além da história e cultura afro-brasileira.
Tramitação Da Redação/FB
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br