Direitos Humanos

Projeto amplia tempo de internação de menor infrator

08/06/2007 - 14:32  

O Projeto de Lei 177/07, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) para aumentar o período máximo de internação de menor infrator, de três para seis anos. A proposta também inclui entre as ações puníveis com reclusão a participação em quadrilha ou bando ou em atividade do crime organizado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê a internação nos casos de o infrator cometer grave ameaça ou violência contra a pessoa, quando reincidir em infrações graves ou descumprir injustificadamente medidas anteriormente impostas.

O projeto também determina que a pena seja duplicada quando o menor cometer homicídio e acrescida de 50% em caso de lesão corporal. Em caso de participação em quadrilha ou em atividades do crime organizado que tenham resultado em lesão corporal grave, a internação não será inferior a três anos. Se houver resultado em homicídio, a pena mínima será de quatro anos e meio. A proposta, no entanto, prevê que em nenhuma hipótese o período máximo de internação do menor poderá exceder seis anos.

Para Onyx Lorenzoni, a proposta possibilita uma sanção mais grave para os menores infratores sem impedir que o Estado possa reintegrá-los na sociedade. Em sua concepção, "o agravamento das penalidades pode desestimular a prática de crimes pelos menores".

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 2847/00, que estabelece que para as pessoas entre 18 e 21 anos, a pena socioeducativa poderá estender-se até 23 anos nos casos de crime violento, ameaça grave a pessoas e tráfico ilícito de drogas. Nesses casos, a pena poderá ser cumprida em penitenciária destinada a adultos. Os projetos serão analisados pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto remete a juiz limitação de internação de menor
Projeto prevê prisão de menor infrator após maioridade
Maioridade penal: Relator defenderá admissibilidade da PEC
Internação de menor que cometer ato hediondo pode aumentar
Projeto prevê internação de menor infrator até os 24 anos
Projeto torna mais rígida punição para menor infrator
Internação de adolescente infrator pode ser ampliada

Reportagem - Maria Neves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 177/2007

Íntegra da proposta