Veja também:


Ordem do Dia nas Comissões

Centro de Estudos e Debates Estratégicos
56ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO EM 5/5/2021 às 10h33   - E N C E R R A D A

56ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

Reunião Temática do Grupo de Estudos
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL
com Conselho Federal de Medicina

P A U T A
O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do modelo de atenção primária à saúde no Brasil. Assim, a proposta do estudo é debater formas de valorização do médico clínico no atendimento básico de saúde no Brasil e o impacto que o credenciamento de especialistas de fora do Sistema Único de Saúde (SUS) poderia ter no atendimento, a fim de torná-lo mais ágil. O documento "A relevância do diagnóstico clínico para uma ação eficaz na atenção básica de saúde", do Relator do estudo Deputado Dr. Luiz Ovando (PSL/MS), valoriza a figura do médico e a necessidade de "resgatar a credibilidade e conhecida eficiência do clínico", particularmente na elaboração de diagnóstico efetivo, e pronta terapia, evitando-se complicações, economizando recursos e dignificando a situação de usuários e profissionais de saúde. Contudo, tal atuação está ameaçada por barreiras a uma adequada relação médico/paciente. Muitos usuários do SUS não têm a oportunidade de serem atendidos continuadamente pelo mesmo profissional, além disso, há deficiências em programas de controle, por exemplo, de diabetes e hipertensão; de modo que a saúde está "urgencializada". Enfim, há necessidade de resgate de um atendimento ambulatorial resolutivo.
Desse modo, o problema a ser estudado pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados - relaciona-se a uma percebida baixa efetividade do modelo de atenção primária do SUS. Deseja-se, portanto, como objetivo geral, investigar qual a efetividade do modelo de atenção primária do SUS, comparando-o com outros sistemas universais de saúde, além de indicar meios para a ampliação de sua efetividade.
Assim, pretende-se ao longo do estudo descrever o modelo de saúde do Brasil, compará-lo com outros sistemas universais, mapear os gargalos para melhorar o desempenho do modelo brasileiro e propor alterações na esfera legislativa, executiva e instituições pertinentes.

DATA: 05/05 (quarta-feira)
HORÁRIO: 10h30
LOCAL: (FORMATO HíBRIDO - Presencial e Virtual) Sala de Reunião do Colégio de Líderes, Ed Principal e Sala virtual do ZOOM

https://zoom.us/j/7768581962?pwd=N05xWGJoSjdnalEzWjgrd0xrSUVoZz09
ID da reunião: 776 858 1962
Senha de acesso: 5tQyNL

RELATOR:
Deputado Dr. Luiz Ovando (PSL/MS)

CONVIDADO:
Mauro Luiz de Britto Ribeiro - Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM)

CONSULTOR COORDENADOR DO ESTUDO:
Fábio de Barros Correia