Ordem do Dia nas Comissões

COMISSÃO DE Trabalho
55ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO EM 7/11/2017 às 14h42

Desafios para a Reindustrialização Nacional.

14h - Abertura

- Deputado Rodrigo Maia - Presidente da Câmara dos Deputados (confirmado);
- Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB/SP) - Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados (confirmado); e
- Luiz Augusto Souza Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, representando Sua Excelência o Senhor Marcos Pereira, Ministro de Estado da Indústria e Comércio Exterior - MDIC. (confirmado)


14h30 às 16 horas
Mesa 1 - Um diagnóstico: quais fatores levaram à redução da participação da Indústria no PIB nas últimas décadas?

Ementa: Desde 1985 a economia brasileira registra um decréscimo da participação da Industria no PIB. Análise da política economia, comercial, industrial e de inovação nas últimas décadas que implicaram neste decréscimo. Crise do ciclo desenvolvimentista ao final do II PND. A abertura comercial unilateral no início dos anos 1990. O Plano Real e a Indústria. As três iniciativas de Política Industrial nos governos Lula e Dilma. O problema da produtividade sistêmica no atual processo de desindustrialização.

Expositores:
- Carlos Alexandre Jorge da Costa, Diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDES, representando o Presidente da instituição, Senhor Paulo Rabello de Castro; (confirmado)
- Gilberto Bercovici, Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP); (confirmado)
- Flávio Castelo Branco, Gerente-Executivo de Política Econômica da da Confederação Nacional da Indústria - CNI; (confirmado) e
- Mário Bernardini, Diretor de Competitividade, Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ (justificou ausência)

16h às 17h30
Mesa 2 - Desafios do Brasil uma nova política industrial diante das mudanças da Quarta Revolução Industrial

Ementa: Industria tradicional e nova manufatura. A questão da Inovação na Indústria. Dimensão horizontal e dimensão vertical da política industrial. Financiamento: a mudança na TJLP. Quais as características principais das transformações na Industria? Como os principais países tem reagido a estas transformações? Como o Brasil pode se posicionar e quais suas prioridades?

Expositores:
- Luiz Augusto Souza Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI / MDIC;
- Ronaldo Carmona (pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo - USP, especialista em Inovação);
- João Emílio Padovani Gonçalves, Gerente-Executivo de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria - CNI
- José Álvaro de Lima Cardoso, Economista e Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE; (confirmado)
- Carmem Feijó, Professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e Editora dos Cadernos do Desenvolvimento (Centro Celso Furtado); e
- Marina Mattar - Coordenadora-Executiva da Comissão de Relações Governamentais da Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM.