Ordem do Dia nas Comissões

COMISSÃO DE Educação
55ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária

PAUTA DE REUNIÃO EM 30/8/2017 às 8h

"Educação: o modelo de Sobral/CE"

Ciclo de Palestras "Educação em Debate", promovido pela Comissão de Educação em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação.
REQ nº 246/17, de autoria do Dep. Alex Canziani (PTB/PR)

Convidado:
Jose Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Prof. Veveu)

Veveu foi prefeito de Sobral (2011/2016); secretário da Cultura e Mobilização Social (1997/2004); e Vice-Prefeito da cidade cearense (2005/2010). Durante o seu mandato, em 2015, a rede municipal de Sobral foi considerada a melhor rede pública do Brasil por uma avaliação feita pela Fundação Roberto Marinho, pela Fundacão Lemann e pelo Instituto Península.


Legado na Educação

Sobral conquistou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 de todo o País, com nota 8,8 para os anos iniciais (1º ao 5º ano). Quando o Prefeito Veveu assumiu a Prefeitura, a colocação de Sobral, entre os municípios brasileiros, era a 55ª, com este último resultado Sobral passou para o 1º lugar no Brasil. Das 100 melhores escolas do Brasil, 77 estão no Ceará e, destas, 22 estão em Sobral. A melhor escola do Brasil também está em Sobral: a Escola Emílio Sendim, que obteve destaque nacional na avaliação e ocupa o primeiro lugar no Brasil com Ideb 9,8, seguida das escolas Antônio Custódio (9,7), Frederico Auto Correio e José da Matta e Silva, ambas com índice 9,3.
Outras conquistas muito importantes foi a universalização da educação infantil, a ampliação para 49, 7% do atendimento da demanda de crianças de zero a três anos em creches de excelente qualidades (o Brasil atende 25% desta demanda), o início da implantação da educação de tempo integral nos Colégios Sobralenses e, principalmente, a construção, com apoio do Instituto Natura, dos novos currículos de português e matemática e a articulação, com a Fundação Leman e a Universidade de Stanford, para a elaboração do currículo de Ciências.

Sobral é também o município do Brasil que oferece as melhores oportunidades de educação de qualidade para crianças e adolescentes. Foi o que apontou o melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em outubro de 2015 pelo Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Lemann, constituindo-se na melhor rede municipal de educação do Brasil.
Em dezembro do ano passado, no Ministério da Educação, o Ministro da Educação entregou ao Ex-Prefeito Veveu Arruda o Prêmio de Prefeito Nota 10, outorgado pelo Instituto Alfa e Beto, pelos excelentes resultados alcançados pela política educacional de Sobral.