CRÉDITOS  LIVRO  MAPA   MAPA INTERATIVO LISTA DAS ÁREAS  POLÍGONOS

 

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, disponibiliza neste CD a síntese dos resultados de um conjunto de cinco subprojetos apoiados pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), que tiveram como objetivos o conhecimento da riqueza biológica e o potencial para uso sustentável dos diferentes biomas brasileiros; a identificação de áreas prioritárias para a conservação, com base em critérios de diversidade biológica, integridade dos ecossistemas e oportunidades para ações de conservação e a avaliação de opções para usos sustentáveis, compatíveis com a conservação da diversidade biológica.

Este trabalho sem precedentes desenvolveu-se de março de 1998 a maio de 2000, envolvendo diversas instituições, governamentais e não governamentais, e centenas de pesquisadores que resgataram, geraram e compatibilizaram informações, baseadas nas quais foram apresentadas propostas de ações para a Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos, Cerrado, Pantanal, Caatinga e as Zonas Costeira e Marinha.

A síntese deste esforço encontra-se aqui apresentada no mapa "Áreas Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira" que apresenta as 900 áreas indicadas, situando-as por municípios, que integra o CD agora disponibilizado ao público interessado, bem como os arquivos no formato "shape file" de todas as áreas.

No CD encontra-se, ainda, o livro "Biodiversidade Brasileira - Avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira", com os textos dos sumários executivos que subsidiaram a elaboração do mapa.

Finalizando, há um mapa interativo e uma lista das áreas prioritárias, contemplando os seus códigos, bioma onde se encontra inserida a área, nome da área, prioridade atribuída à área, recomendação das ações a serem desenvolvidas nas áreas, tamanho em hectares da área e os municípios que a área abrange totalmente (mais que 95% da extensão do município) ou parcialmente (menos que 95% da extensão do município é abrangida pela área prioritária).

Para obter um acesso mais rápido aos dados e páginas existentes no CD, copie todos os arquivos existentes para uma pasta em seu computador. Feita a cópia dê um duplo clique no arquivo "index.htm" para iniciar a visualização. Para visualizar os arquivos em PDF (mapa e livro) você deve instalar o "Adobe reader" e para descompactar o arquivo com os polígonos das áreas prioritárias você deve instalar o "Winzip".

Os dados cartográficos digitais estão no formato "shapefile" (projeção Geográfica). Esses arquivos podem ser utilizados com vários softwares de geoprocessamento, inclusive o "ArcExplorer".