Enquete do PL 7686/2017

Resultado

Resultado parcial desde 05/04/2018

Opção Participações Percentual
Concordo totalmente 1.166 97%
Concordo na maior parte 35 3%
Estou indeciso 0 0%
Discordo na maior parte 6 0%
Discordo totalmente 6 0%

Resultado na metodologia anterior Sobre Resultado na metodologia anterior?

Resultado parcial desde 05/04/2018

Representação dos dados do gráfico em forma de tabela
Opção Participações Percentual
Concordo 4 100
Discordo 0 0

O que foi dito

Pontos mais populares

As principais vantagens dos estudos geofísicos são: não agride e nem contamina o meio ambiente (métodos não invasivos), resposta rápida, redução de custos, investigação de minérios/petróleo/água em grandes profundidades

Alamim Justino 13/01/2019
59

O ponto negativo será se esse PL não for aprovado; fato o qual aumentará mais ainda a vazão do curso em diversas faculdades, formando cada vez menos profissionais tão importantes.

jv.bduarte09@gmail.com 04/04/2019
79

Todos os pontos levantados pelos usuários

Exibindo resultados 1 a 10 de 72 encontrados.

Baixar
  • Ponto positivo: Senhores, o trabalho do geofísico graduado deve ser regulamento somente ao Geofísico. Se houver outro profissional que se utilize da geofísica, que este tenha um parecer legal do geofísico já graduado. Está PL precisa ser reformulada com estas informações antes de ser aprovada.

    Rony hebert 21/01/2023
    1
  • Ponto positivo: Assim como a Engenharia, a Geofísica é a aplicação de métodos da física clássica para o estudo da Terra e o seu desenvolvimento econômico, e se enquadra como um ramo da engenharia com uma formação própria e adequada para estabelecer o seu profissionalismo.

    Lourenildo W. B. Leite 21/03/2021
    3
  • Ponto positivo: É um atraso tecnológico em pleno século XXI e ainda não temos a regulamentação do profissional de geofísica. Quantos geofísicos ja deram sua contribuição para o progresso do país e o país continua alheio ao sacrifício, talento e avanço proporcionado por estes profissionais.

    Cesar Marinho Costa 19/03/2021
    4
  • Ponto negativo: O texto da PL que eu li fica a deseja quanto à descrição da Geofísica, e o pior é com relação a quem a deve exercitar, que precisa de formação e treinamento. A geofísica é multidisciplinar (instrumentação de alto nível, campo e laboratório, processamento de dados, modelagem física e matemática), com aplicação à Terra Global e Exploracional. Ela deve ser enquadrada como um ramo da engenharia e dentro do CREA: Engenharia Geofísica.

    Lourenildo W. B. Leite 19/03/2021
    2
  • Ponto positivo: Senhores parlamentares, a Geofísica é uma ciência da Terra única, que estuda quilômetros a dentro da subsuperfície. Quanta riqueza a se explorar! Os Geofísicos não-regulamentados já tem deixado um legado no Brasil. Sou apenas uma graduada em Geofísica dos muitos que várias importantes universidades brasileiras tem formado ao longo de vários anos, com recursos da nação. Além de mestrado e doutorado em Geofísica, também tenho tempo de serviço como Geofísica na indústria de exploração de petróleo

    Adriane Gomes Pinheiro Praxedes 30/11/2020
    6
  • Ponto positivo: O principal ponto positivo é dar às pessoas que se dedicaram e estudaram por 4 anos o seu direito de exercer de forma legal a profissão que escolheu.

    Natiê 21/11/2020
    6
  • Ponto positivo: A PL oficializa o exercício digno da respectiva profissão por Lei, fazendo Justiça tanto aos profissionais já formados na respectiva área como o de muitos outros oriundos de outras áreas mas que já exercem a profissão na respectiva área de conhecimento, que possuem conhecimento técnico na área, formação profissional na área em empresas no Exterior, possuem a prática profissional, experiencia profissional no país e no Exterior atuando em diversos tipos de projetos, empresas e centros de pesquisa.

    Marcus Avichai - ????? 02/07/2020
    4
  • Ponto positivo: É uma profissão muito importante, a sociedade toda necessita dos estudos dessa área, são profissionais dedicados, excelentes. Os estudos e trabalhos deles só ajuda a população, infelizmente ainda no século XXI encontra-se população sem água encanada, os estudos das geofísicas(os) ajudam a mudar essa triste realidade. #apoiamosaregulamentacao

    Jaine Santos 24/06/2020
    4
  • Ponto negativo: Ela da direito a qualquer tipo de profissional sem qualificação de exercer a profissão. Um mestrado ou doutorado não habilita o profissional a obter um conhecimento de todas as técnicas que um geofísico aprende durante o curso de graduação. A licença profissional deveria ser restrita aos profissionais da area de geociências (geologos e engenehiros geologos) e geofísicos de formação.

    Rinaldo Moreira Marques 24/06/2020
    11
  • Ponto positivo: O reconhecimento do geofísico é o básico. Enquanto isso não acontecer, o Brasil terá uma ciência imprescindível sendo subutilizada e causando danos nas mais diversas áreas (social, econômica, científica...). Recomendo aos que legislam que busquem informações sobre o potencial que o Brasil está perdendo ao não utilizá-la, por exemplo, para acompanhar e projetar obras de médio e grande porte; a pesquisas referentes a recursos energéticos; e para o avanço do conhecimento em si e etc.

    Daniel Mascarenhas 23/06/2020
    3
vote nesta enquete

Enquetes populares nesta semana

  1. REQ 3537/2024

    Com Base no art. 155, do Regimento Interno, requeiro o regime de urgência para apreciação do PL 2531/2021.

  2. PL 2957/2024

    Declara a desapropriação por utilidade pública da empresa Avibras Indústria Aeroespacial S/A, nos termos que especifica.

  3. PL 2113/2022

    O Projeto de Lei 2113/22 obriga governadores e prefeitos a garantirem o pagamento do piso salarial – não inferior a R$ 2.424 – aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate a endemias. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, o descumprimento do piso implica em crime de improbidade administrativa. A proposta estabelece ainda que os pedidos de aposentadoria dos agentes deverão ser analisados em até 60 dias, devendo os gestores públicos, após a concessão da aposentadoria, concluir a realização de concurso público para o preenchimento dos cargos vagos no prazo de até 180 dias, incluindo a nomeação dos aprovados. “O objetivo é ampliar o acesso da comunidade aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, não permitindo também que os agentes comunitários ativos fiquem sobrecarregados por causa da demora injustificada de contratação de novos agentes”, afirma o autor, deputado Zé Neto (PT-BA). Tramitação O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  4. PL 2858/2022

    O Projeto de Lei 2858/22 concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O objetivo é beneficiar as pessoas que tenham participado do bloqueio de rodovias nacionais e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluídas as publicações em redes sociais. Em análise na Câmara, o texto de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) também beneficia quem tenha financiado essas manifestações, e anula multas e demais punições aplicadas pela justiça às pessoas físicas e jurídicas, as quais estejam relacionados aos atos de protesto. Vitor Hugo diz que a iniciativa preserva manifestações que, em sua opinião, são democráticas. “Infelizmente, essa convicção não é a mesma de importantes setores da sociedade que podem impor às famílias hoje acampadas acusações de crimes, o que se configuraria na maior das contradições: aqueles que lutam, pacificamente, pela democracia são os acusados de atentar contra ela”, afirmou. A anistia prevista no texto não inclui a prática de crimes contra a vida e a integridade corporal, bem como os crimes de sequestro e de cárcere privado. A anistia alcança as condenações por litigância de má-fé em processos de cunho eleitoral relacionados ao pleito presidencial de 2022. Se aprovado, o benefício será válido do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor da lei. Tramitação O projeto ainda será distribuído às comissões permanentes para ser analisado. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  5. PL 4433/2021

    O Projeto de Lei 4433/21 proíbe a demissão de funcionários das empresas e fundações públicas e das sociedades de economia mista sem a devida motivação, sob pena de nulidade da dispensa. O texto tramita na Câmara dos Deputados. “A Constituição estabelece princípios a serem obedecidos pela administração pública, daí a necessidade de motivação e justificativa na realização dos atos de gestão”, afirmou o autor da proposta, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG). O projeto, baseado em iniciativa anterior que foi arquivada ao término da legislatura (PL 6873/10), segue a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ao impedir a demissão sem causa determinada. Acompanha ainda decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre limitações ao poder de demitir no caso dos empregadores públicos. Diferentemente dos servidores que adquirem estabilidade depois de três anos de efetivo exercício em cargos públicos (Lei 8.112/90), os funcionários das empresas e fundações públicas e das sociedades de economia mista estão sujeitos às regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre dispensas e demissões. Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

  6. REQ 2609/2024

    Requer regime de urgência na apreciação do Projeto de Lei n° 2531/2021, que “Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais dos quadros de pessoal técnico e administrativo da educação básica”.