Ver TV
13/06/2012
Ver TV trata das festas juninas (bl.1)
Depois do Carnaval, o evento festivo mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, no dia 13; São João, comemorado no dia 24; e São Pedro, no dia 29. Elas animam todo o mês de junho, e em muitas cidades atravessam também o mês de julho, com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas.
As festas costumam ser realizadas ao ar livre, enfeitadas com bandeirinhas coloridas, onde uma fogueira permanece acesa durante a noite toda. As mais tradicionais, em Campina Grande (PB) e em Caruaru (PE), esperam mais de três milhões de participantes. Mas ao contrário de outras datas, como Dia das Mães e Natal, as festas juninas não têm o mesmo apelo comercial. Talvez por isso não consigam o mesmo espaço nas emissoras, sobretudo as das TVs do Sul e do Sudeste.
Seriam as festas juninas folclore ou religião? Até onde podemos distinguir entre ambos? Como a televisão retrata a festa? Esse é o tema que será tratado pelo Ver TV desta semana com: o professor de História da Upis Faculdades Integradas de Brasília Francisco José Lyra; o presidente da TV Aperipê de Sergipe, Luciano Correia; e do especialista em viola caipira, Cacai Nunes.