Reportagens

10/02/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/02/2025

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Novo líder do PL destaca como prioridade a anistia aos condenados do 8 de janeiro

O novo líder do PL, o maior partido da oposição, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que em 2025 a bancada vai buscar apoio para fazer avançar na Casa o projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 (PL 2858/22).

O partido, que reúne 92 deputados, defende a revisão das penas para alguns dos condenados nos atos de depredação nas sedes dos Poderes. Sóstenes afirmou que as penas foram definidas em "desrespeito ao devido processo legal", o que, segundo ele, resultou em cenário de "injustiça aos que estão cumprindo pena acima do que deveriam cumprir".

 

Fiscalização do governo

Em entrevista à TV Câmara, o líder do PL também enfatizou o papel de fiscalizador que será exercido pelo partido.  Sóstenes afirmou ter boas expectativas em relação à liderança do novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), mas fez uma ressalva sobre o desafio de conciliar posturas divergentes na Casa.

O líder acredita que o novo presidente enfrentará dificuldades "por ter feito um arco de aliança muito grande, de todos os partidos de governo e da oposição". "Ter de agradar todos esses partidos não é uma tarefa muito fácil, mas ele é muito competente, vai conseguir."

Sobre as demais pautas do PL, Cavalcante informou que deverão ser definidas em reunião interna da bancada.

Narração: Giulianno Cartaxo

Reportagens

Reportagens especiais sobre os principais assuntos da política e de interesse do cidadão.

NOSSAS REDES