Câmara Debate

Programas da TV Câmara

05/09/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/09/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Carlos Zarattini e Luiz Carlos Hauly comentam política de juros

O Brasil continua no topo do ranking global de juros reais - acima de México, Colômbia, Chile e África do Sul. Para estabelecer esse ranking os economistas fazem um cálculo que leva em conta a inflação esperada e os juros oficiais, no caso, a taxa Selic.Assim, os juros reais ficam em 6,68% - os maiores do mundo.

Para alguns analistas essa política de juros altos é importante para segurar a inflação. Para outros, ela tem prejudicado a atividade econômica do País.

Alimentados por esses juros reais altos– mas não somente por eles – empréstimos e financiamentos podem chegar a 437% ao ano como é o caso do cartão de crédito rotativo.

E, numa tentativa de limitar especificamente essa cobrança de juros no cartão rotativo, a Câmara dos Deputados aprovou recentemente regras para limitar essa cobrança em até 100% ao ano.

Mas, essa regra vai conseguir se impor ao mercado? Se a inflação está sob controle por que o Brasil ainda mantém essas taxas de juros tão altas? Para falar sobre esse tema o Câmara Debate recebe os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Luiz Carlos Hauly (PODE-PR).

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Carolina Cabral

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

Estreia às quintas e sextas-feiras, às 19h30. Reprises: de segunda-feira, às 23h; e aos sábados e domingos, às 7h e às 14h.

NOSSAS REDES