28/07/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/07/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Observatório da Mulher na Política

Vamos conhecer uma iniciativa da Secretaria da Mulher e da Comissão de Direitos da Mulher da Câmara. É o Observatório Nacional da Mulher na Política, que completa dois anos de atividades em 2023. Reunindo deputadas e pesquisadores do Brasil e do exterior, o Observatório organiza indicadores e estimula a realização de estudos sobre representatividade e desafios da participação feminina na política.

Com o instrumento, a bancada feminina também pretende monitorar e centralizar, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal. Segundo ranking da União Interparlamentar, a UIP, entre 193 países, o Brasil ocupa a 131ª posição em participação feminina na política, apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do país.

Atualmente, as mulheres ocupam 17% das vagas na Câmara. Vamos conhecer mais detalhes sobre esses dois anos de atividade com a coordenadora do Observatório, deputada Yandra Moura (União-SE).

Apresentação: Regina Assumpção
Produção: Carol Barboza
Direção: Fernanda Vanacôr Bretanha

Elas Pautam

Elas Pautam - mulheres na política, conta com a participação de duas parlamentares, numa conversa informal sobre temas diversos de interesse da bancada feminina, tendo como anfitriã uma jornalista da TV Câmara.

Programa de debate quinzenal, exibido sexta-feira, 20h30

NOSSAS REDES