25/05/2023
Pastor Henrique Vieira e Pastor Diniz debatem sobre comunidades terapêuticas
Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros têm problemas com álcool ou com drogas segundo o Ministério da Saúde. Para atender àqueles que buscam serviços públicos para se livrar do uso ou do abuso dessas substâncias o Sistema Único de Saúde, o SUS prevê Unidades de Acolhimento e também os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, mas eles só existem em cidades com pelo menos 20 mil habitantes.
Na esfera particular existem as chamadas comunidades terapêuticas, algumas não têm fins lucrativos, realizando gratuitamente o acolhimento desses usuários. Estima-se que existam cerca de 1.800 instituições no país, mas não há um controle sobre elas. O que se sabe é que hoje no Brasil 8 em cada 10 comunidades terapêuticas têm ligação com igrejas cristãs e grande parte delas, recebem recursos públicos.
Essa é justamente uma das críticas deste modelo: se o Estado é laico por que repassar dinheiro público para entidades ligadas a igrejas? Nelas, os pacientes são induzidos a uma espiritualidade para superarem o vício?
Para debater sobre o assunto, o Câmara Debate recebe o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), graduado em história, teologia e ciências sociais, pastor na Igreja Batista do Caminho e o deputado Pastor Diniz (UNIÃO-RR), teólogo e psicólogo pastor da igreja Assembleia de Deus e integrante da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas.
Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Alinne Castelo Branco